Cuidado: Nova Doença; Chikungunya é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti

Chikungunya é um doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, tem origem, na África, Ásia, Europa e em ilhas do Caribe. Dois casos já foram registros em Maringá, no norte do Paraná. Principais sintomas são: Febre alta, dores muito forte nas articulações, dores de cabeça, e manchas vermelhas na pele.

Chikungunya é um doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti
Chikungunya é um doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti


A dengue continua sendo um problema de saúde em todo Brasil. Só no Parana, 39 cidades estão em situação critica. A transmissão da nova doença, Chikungunya, é feita pelo mesmo mosquito Aedes aegypti. Pessoas que viajam e se contaminam fora do pais, ao chegar no Brasil com a doença e o mosquito picá-la, pode transmitir a febre ao picar outra pessoa. A preocupação é evitar que o vírus se espalhe.

Casos mais graves - A Chikungunya começa com uma febre aguda que dura de dois a cinco dias. As articulações das extremidades é afetada pela doença, pode desenvolver a forma crônica da doença, com a permanência dos sintomas, que podem durar entre seis meses e um ano.

A Copa do Mundo trouxe mais de 1 milhão de turistas estrangeiros. Se você teve contato com estrangeiros e está com os sintomas, procure imediatamente um posto de saúde do seu bairro. O risco de espalhar essa doença é muito grande.

Veja também: DICAS: COMO COMBATER A DENGUE EM SUA CASA


0 Comentario "Cuidado: Nova Doença; Chikungunya é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti"

Postar um comentário